Linha do Oriente
A LINHA DO ORIENTE NA UMBANDA
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(Meditação de São João Baptista)
A Linha do Oriente é dividida em 07 falanges e composta em sua maioria por entidades de origem oriental é nessa linha que se encontram as falanges dos hindus, árabes, japoneses, chineses, mongóis, egípcios romanos, etc. Compõem-se estas falanges de espíritos que tiveram encarnação nesses povos e que através do ensino das ciências ocultas, praticam a caridade pregada na Umbanda..
Esta Linha procurou abrigar as mais diversas entidades, que a princípio não se encaixavam na matriz formadora do brasileiro (índio, português e africano). Podendo, a Linha do Oriente vir representada por entidades da linha de caboclo ou pretos-velhos.
As entidades que compõem esta linha são discretas, falando pouco, com linguajar perfeito e bastante correto, sendo que não gostam de dar consultas, e se precisam passar algum ensinamento ao consulente, o fazem através de frases curtas e cheias de significados. Os mais altos conhecimentos esotéricos da antiguidade são conhecidos, no plano astral, pelas entidades que se manifestam nessa Linha, já que nela estão representados grandes mestres do ocultismo (Esoterismo - Cartomancia - Quiromancia - Astrologia - Numerologia - Grafologia - etc.).
Atuando com a arte da cura, as entidades da Linha do Oriente buscam fazer o encarnado compreender bem as causas de suas enfermidades e a necessidade de mudança nessas causas, bem como a necessidade de seguirem à risca os tratamentos indicados. São entidades que vêm com a missão de humanizar corações endurecidos e fecundar a fé, os valores espirituais, morais e éticos no mental humano.
A Linha do Oriente é regida por Oxalá, e por Pai Xangô, fogo e calor divino, sendo que as entidades dessa Linha atuam nas irradiações dos diversos orixás, conforme as demais falanges da Umbanda.
É chefiada por São João Batista, que tem o comando dos povos do oriente, onde se manifestam espíritos de profetas, apóstolos, iniciados, cabalistas, anacoretas, ascetas, pastores, santos, instrutores e peregrinos.
A Linha do Oriente, que é chefiada por São João Batista, é constituída pelas seguintes Legiões:
1. Legião dos Hindus - Chefiada por Zartú
2. Legião de Médicos e Cientistas - Chefiada por José de Arimatéia
3. Legião de Árabes e Marroquinos - Chefiada por Jimbaruê
4. Legião de Japoneses, Chineses - Chefiada por Ori do Oriente
5. Legião dos Egipcianos, Astecas, Mongóis e Esquimós, Incas e outras raças antigas - Chefiadas por Inhoarairi, Imperador Inca antes de Cristo
6. Legião dos Índios Caraíbas - Chefiadas por Itaraiaci
7. Legião dos Gauleses, Romanos e outras raças européias - Chefiada por Marcus I - Imperador Romano.
A saudação para a Linha do Oriente é “Salve o Povo do Oriente!”. Alguns usam a saudação “Kaô”! (João Batista) e também “Salve o Povo da Cura!”.
ALGUNS PONTOS CANTADOS PARA A LINHA DO ORIENTE E SUAS FALANGES:
“Ele tem coroa de ouro
Ele tem coroa de Rei
Chegou Coroa Verde
Que tem coroa também”

“São João Batista vem, vem, vem minha gente
Vem chegando de Aruanda
Salve o povo cor de rosa
Salve os filhos de Umbanda
São João Batista vem, vem, vem minha gente
Vem chegando de Aruanda
Salve fé e caridade
Salve o Povo de Umbanda”

“Nossa Senhora me dê sua mão
Vem ajudar os filhos que é seus
Vem ajudar em meus trabalhos em nome do Menino Deus.”

“Pedir a quem vou pedir
Pedir a quem tem para dar
Pedir a povo do Oriente forças
Para nos ajudar”

“Um clarão apareceu no céu
Ai meu Deus o que será
É Zarthur chefe Indiano
Com sua falange
Vem nos ajudar”

“Zartur vem de tão longe
Vem trazer aquilo que eu lhe pedi
Afirma nossas cabeças
E não deixa a nossa fé cair.”

“Meu pai Zartur, pela luz que Deus lhe deu
Olhai os filhos da umbanda porque eles também são filhos seus”

“Uma estrela clareou lá no céu...
Uma estrela clareou o mundo inteiro meu Pai, uma estrela clareou esse congá
Aí vem seu Ogum lá do oriente,
Com sua espada vem levando todo mal,
E aqui estão os seus filhos da corrente meu pai
Trabalhando pelo bem deste conga”

“Quem é de Deus, quem é de Deus
Não tem inimigo
Quem é de Deus, quem é de Deus
Não corre perigo
Quem é de Deus, quem é de Deus
É bem sucedido
Quem é de Deus, quem é de Deus
Por Ele é protegido
Quem é de Deus, quem é de Deus
Faz o bem sem ver a quem
Quem é de Deus, quem é de Deus
Olha pro céu e diz amém
Quem é de Deus, quem é de Deus
Agradece o pão de cada dia
Quem é de Deus, quem é de Deus
Afasta a tristeza e só traz alegria”

“Deus manda, Deus manda na hora q mais se precisa
A luz para acender minha alma
A cura da dor no lampejo
Todo perdão que me salva
olhos para quando eu não vejo
Esse eu me sinto sozinho,
Ele vem em segredo e me faz passarinho,
pra que eu não mais tenha medo”

PONTO DO POVO HINDU
(Para afastar energias negativas diversas)
“Ori já vem,
Já vem do oriente
A benção, meu pai,
Proteção para a nossa gente.
A benção, meu pai,
Proteção para a nossa gente”.
“Ori, ori, ori do Oriente
Força de Zambi chegou
Lá no Oriente uma luz brilhou
E no terreiro tudo iluminou”

PONTO DO POVO TURCO
(Para afastar os inimigos pessoais ou da religião umbandista)
“Tá fumando tanarim,
Tá tocando maracá.
Meus camaradas, ajudai-me a cantar,
Ai minha gente, flor de orirí
Ai minha gente, flor de orirí.
Em cima da pedra
Meu pai vai passear, orirí.”

PONTO DO POVO ESQUIMÓ
(Para afastar os inimigos ocultos e destruir forças maléficas)
“Lá no Pólo Norte
Onde tudo é gelado, onde tudo é gelado
Tem um Povo Esquimó
Que conhece a Lei de Umbanda
Que conhece a Lei de Umbanda
Lá na Groelândia
Onde tudo é nevado, onde tudo é nevado
Tem um Povo Esquimó
Que conhece a Lei de Umbanda
Que conhece a Lei de Umbanda”

PONTO DO POVO GAULĘS
(Para as lutas e necessidades diárias)
“Gauleses, Oh gauleses,
Somos guerreiros gauleses.
Gauleses, Oh gauleses
São Miguel está chamando.
Gauleses, Oh gauleses,
Somos guerreiros de Umbanda,
Gauleses, Oh gauleses,
Vamos vencer demanda.”

PONTO DO POVO ASTECA
(Para buscar a sabedoria espiritual)
“Asteca vem, Asteca vai
Nosso povo é valente,
Tomba, tomba e não cai...
(cantar nove vezes)”

PONTO DO POVO CHINÊS
(Para proteção diante de situações muito graves)
“Os caminhos estão fechados
Foi meu povo quem fechou,
Saravá Buda e Confúcio
Saravá meu Pai Xangô.
Saravá Povo Chinês,
Que trabalha direitinho,
Saravá lei de Quimbanda,
Saravá, eu fecho caminho.”

ANTIGO PONTO DE TIMBIRÍ
“Marinheiro, marinheiro,
olha as costas do mar...
É o japonês, é o japonês!
Olha as costas do mar.
Que vem do Oriente!
Linha do Oriente"
AvaliaçãoAvaliaçãoAvaliação Espíritos Ciganos
AvaliaçãoAvaliaçãoAvaliação Espíritos Ciganos
para todos
Categoria: Livros
Gênero: Biografias e Memórias
Autor: ciganos
Espíritos Ciganos
Os Ciganos e a Umbanda Divina!
Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, e "carregam as falanges ciganas juntamente com as falanges orientais uma importância muito elevada, sendo cultuadas por todo um segmento espírita e que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendências e especialidades.
Assim, numerosas correntes ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem de aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor reconhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo astral seu paradeiro, como ocorre com todas as outras correntes do espaço. O povo cigano designado ao encarne na Terra, através dos tempos e de todo o trabalho desenvolvido até então, conseguiu conquistar um lugar de razoável importância dentro deste contexto espiritual, tendo muitos deles alçado a graça de seguirem para outros espaços de maior evolução espiritual, juntamente com outros grupos de espíritos, também de longa data de reencarnações repetidas na Terra e de grande contribuição, caridade e aprendizado no plano imaterial.
A argumentação de que espíritos ciganos não deveriam falar por não ciganos ou por médiuns não ciganos e que se assim o fizessem deveriam fazê-lo no idioma próprio de seu povo, é totalmente descabida e está em desarranjo total com os ensinamentos da espiritualidade sua doutrina evangélica, até as impossíveis limitações que se pretende implantar com essa afirmação na evolução do espírito humano e na lei de causa e efeito, pretendendo alterar a obra divina do Criador e da justiça divina como se possível fosse, pretendendo questionar os desígnios da criação e carregar para o universo espiritual nossas diminutas limitações e desinformação, fato que nos levaria a inviabilização doutrinária. Bem como a eleger nossa estada na Terra como mera passagem e de grande prepotência discriminatória, destituindo lamentavelmente de legitimidade as obras divinas.
Outrossim, mantêm-se as falanges ciganas, tanto quanto todas as outras, organizadas dentro dos quadros ocidentais e dos mistérios que não nos é possível relatar. Obras existem, que dão conta de suas atuações dentro de seu plano de trabalho, chegando mesmo a divulgar passagens de suas encarnações terrenas. Agem no plano da saúde, do amor e do conhecimento, suportam princípios magísticos e tem um tratamento todo especial e diferenciado de outras correntes e falanges.
Ao contrário do que se pensa os espíritos ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mau e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, claro que dentro do critério de merecimento, tanto quanto qualquer outro espírito teremos aqueles que não agem dentro desse contexto e se encontram espalhados pela escuridão e a seus serviços, por não serem diferentes de nenhum outro espírito humano.
Trabalham preferencialmente na vibração da direita e aqueles que trabalham na vibração da esquerda, não são os mesmo espíritos de ex ciganos, que mantêm-se na direita, como não poderia deixar de ser, e, ostentam a condição de Guardiões e Guardiãs. O
Contudo, encontramos no plano positivo falanges diversas chefiadas por ciganos diversos em planos de atuação diversos, porém, o tratamento religioso não se difere muito e se mantêm dentro de algumas características gerais. Imenso é o número de espíritos ciganos que alcançaram lugar de destaque no plano espiritual e são responsáveis pela regência e atuação em mistérios do plano de luz e seus serviços, carregando a mística de seu povo como característica e identificação.
Origem do Povo Gitano - Cigano Rodrigo
Rei dos Ciganos
Poderosa entidade que hoje incorpora e trabalha em centros espíritas de Umbanda, através da incorporação de médiuns.
O Princípio
Rodrigo nasceu por volta do ano de 1.800, na região da tríplice fronteira, onde se fundiam as terras de Brasil, Paraguai e Argentina, numa área pouco delimitada onde não se sabia ao certo em que país se estava.
Os Ciganos são um povo nômade, estão em constante movimento, para eles não existem barreiras. Na época de Rodrigo, existiam inúmeros grupos ciganos na região, com números que variavam desde 20 até mais de 100 pessoas por grupo.
O pai de Rodrigo, Manolo, já era o Rei dos Ciganos na época, porém sua influência limitava-se a poucas aldeias, pois os povos eram muito separados. Rodrigo, por nascimento, não tinha o trono garantido, pois a família era composta por muitos irmãos, e logo, vários tinham chance de assumir o cargo do pai no futuro.
A infância de Rodrigo foi bastante normal, vivendo junto com sua família. Foi na adolescência que se aproximou de seu pai, com quem aprendeu a gostar das coisas boas e desfrutar a vida; também iniciando a almejar o posto de Rei para seu futuro. Naquela época, se destacar era uma questão de realização pessoal, pois as pessoas comuns viviam uma vida sem grandes atrativos.
A Subida
Por haverem muitos irmãos, Rodrigo sabia que seu cargo não era garantido e teria que se esforçar para conquistar a confiança de todos. Desta forma, procurava se destacar dos demais. Sua cabeça já tinha o objetivo traçado, de forma que dedicava pouco tempo às frivolidades da adolescência. Mulheres, até às tinha, mas não deixava de lado suas obrigações para se dedicar a elas. Rodrigo sabia que poderia usufruir da vida que desejasse e que os prazeres proporcionados pelo poder não lhe faltariam quando chegasse aonde queria.
Certo dia, Rodrigo tomou uma postura e passou a analisar a situação que o cercava. Dos seus cinco irmãos, quem tinha maior chance de um dia ser rei, era o mais jovem, Rômulo, afinal de contas seu pai era saudável e não morreria tão cedo. Rodrigo passou então a proteger, cuidar e de certa forma também limitar os poderes do irmão. O crédito pelos feitos de ambos, invariavelmente era dado a Rodrigo, que além destes, também se destacou por suas próprias conquistas e méritos.
Conforme o tempo passava, Rômulo criou muitas inimizades, porém era sempre defendido por Rodrigo, que intermediava e acalmava as situações. E assim, Rodrigo passou a ganhar cada vez mais crédito junto ao seu grupo de ciganos. Passou a ser braço direito do seu pai Manolo, e começou a tomar atitudes e resolver muitos problemas no lugar do pai, com a orientação deste.
A partir dos 16 a 17 anos, a fama de Rodrigo se espalhava. Ganhava cada vez mais confiança do Povo Cigano e de seu pai. Quando chegou aos 21 anos, seus créditos se solidificavam, até que passou de fato a governar no lugar do pai, tomando atitudes e decisões importantes, tal a confiança e respeito que tinha perante a família e o povo.
Um Novo Rei
O Rei Manolo, achando estar velho demais, cansado e sem tanto crédito, convocou uma festa para pessoas influentes oriundas de diversos grupos. No auge da festa, Manolo riscou no chão o símbolo de medalhão de rei da família e pediu a Rodrigo que riscasse ao lado o símbolo do sol dos ciganos. Todo o povo observava atentamente enquanto ambos desenhavam no chão. Em seguida, Manolo pediu que cada pessoa colocasse uma moeda num dos símbolos.
Sem saber o propósito daquilo tudo, cerca de dois terços do povo colocou moedas no desenho de Rodrigo, enquanto que 1/3 depositou moedas no desenho de Manolo. Após a festa, dias depois, Manolo, pensativo, resolveu concordar com a constatação reafirmada por Rodrigo, que seria a hora de abrir mão do trono.
Uma grande festa se realizou, com a participação de todas as aldeias do grupo e também de grupos vizinhos, amigos. E assim, aos 23 anos, Rodrigo assumia o cargo de Rei dos Ciganos, um rei que foi muito bem recebido por todos, pois a sucessão foi entregue por seu próprio pai, um líder muito admirado.
Um Novo Reinado
A primeira idéia de Cigano Rodrigo, no cargo de rei do seu povo, foi de unificar os grupos ciganos. E passou a se dedicar com muito afinco à esta tarefa. Embora as aldeias amigas tenham, a princípio, relutado, ao final todas acabaram aceitando a união, formando um grupo cada vez maior e mais poderoso.
As responsabilidades do cargo eram cada vez maiores, de forma que Rodrigo sentiu a necessidade de obter um apoio, um braço direito. Esta função Rodrigo encontrou no seu irmão mais novo, Rômulo, admirador incontestável do irmão mais velho, que considerava seu protetor e tinha uma dívida de gratidão. E assim, os dois irmãos, trabalhando juntos e unidos, passaram a buscar novos grupos para tornar ainda maior sua comunidade.
Seguindo o plano expansivo, cada grupo que encontravam era convidado a se juntar à próspera comunidade. Quem não aceitava, era alertado que sofreria as conseqüências. Os irmãos cuidavam e protegiam dos seus, ao mesmo tempo que agregavam cada vez mais pessoas ao grupo. Havia segurança e conforto.
Durante o processo de expansão, inevitavelmente Rodrigo e Rômulo fizeram muitos inimigos, que acabaram se unindo em grupos para enfrentá-los. Os grupos pequenos foram dizimados, enquando que os grupos maiores continuaram crescendo e se opondo.
Cigano Rodrigo, finalmente no auge de sua vida e exercendo o poder que tanto desejava, não deixou de seguir os costumes do seu povo, em especial o fato de ter várias mulheres. De fato, Rodrigo vivia sempre com pelo menos sete mulheres, sendo que todas eram igualmente bem tratadas, e para elas nada faltava. Rodrigo estava sempre presente na vida de todas, amparando, cuidando, protegendo e satisfazendo-as por igual.
Em certo momento da história, um ex-líder de um grupo absorvido, chamado Ramirez, resolveu se aproximar de Rodrigo. Ramirez se mostrou uma pessoa muito prestativa, demonstrando genuína vontade de ajudar e estar presente na liderança da comunidade. Rodrigo nunca achou que poderia confiar em duas pessoas ao mesmo tempo, mas dada à insistência e disponibilidade de Ramirez, ignorou seus próprios sentimentos antigos.
O Fim de uma Era
Ramirez passou a conquistar liberdade e influência, e assumiu um cargo de confiança ao lado de Rômulo. As brigas passaram a surgir. Rômulo e Ramirez, naturalmente, competiam por sua posição de confiança, atiçando uma disputa ao poder. Ramirez, apesar de tudo, continuava se mostrando da mais útil serventia.
Certo dia, um grupo inimigo bastante grande, mas pouco conhecido de Rodrigo, resolveu se render e se unir à causa comum. Foi planejada uma grande festa para comemorar o acontecimento.
Entretanto, a festa iria terminar em tragédia. No meio da celebração, o grupo recém incorporado mostrou sua verdadeira face, se rebelando e passando a atacar o grupo de Rodrigo. Uma grande briga se sucedeu, causando muita violência e muitas mortes.
Rodrigo, perplexo, preparava-se para entrar na briga, quando foi subitamente apunhalado pelas costas. Ao tombar, Rodrigo se virou e constatou, para sua surpresa, que havia sido apunhalado por Ramirez. Tarde demais, o Rei dos Ciganos percebia o grande erro que havia cometido.
Era o fim de sua história. Enquanto Rodrigo agonizava, a briga continuava. Em pouco tempo, Rodrigo veio a falecer. Naquela noite, centenas de mortes se seguiram. Após o acontecido, todos os grupos se separaram e voltaram a ser o que eram. O reino unificado do Rei Rodrigo chegava ao fim.
Rômulo, naturalmente, assumiu o lugar de Rodrigo. Porém, sem o pulso firme do irmão mais velho, pouco pode fazer para conter a vontade de separação e manter o povo unido. Quanto a Ramirez, naquela mesma noite da festa, foi morto por pessoas que presenciaram o cruel assassinato que havia cometido.
Rômulo continuou rei de um grupo pequeno, com menor valor. Os demais grupos passaram a se afastar cada vez mais. Foi o início de uma definitiva separação e diluição da raça cigana nesta região do mundo. Rômulo morreu de velho, ainda no posto de rei.
Rei Rodrigo governou o Povo Cigano no seu auge. Tal como uma estrela supernova, que brilha muito mas extingue rápido, seu brilho ofuscou todos os outros líderes da época.
O Povo Cigano, até hoje, é mal interpretado e perseguido no mundo todo. Muitos atribuem a eles a fama de encrenqueiros ou desonestos. De fato, existem muitos supostos ciganos que nada mais são do que mendigos, com sangue impuro e sem a descendência nobre do povo legítimo.
Entretanto, o verdadeiro Povo Cigano é honesto e batalhador. Seus méritos se fazem por serem exímios negociadores, sendo muito difícil levar a melhor ao negociar com um cigano. Muitos povos, ao levar desvantagem em um negócio, se vingavam ou falavam mal deste povo, justificando um pouco o estigma que carregam.
O lema do Povo Cigano é: "Sempre tenho o que você quer, mas quero o que você tem. Se quer o que eu tenho, pague o meu preço."
A Entidade

O Cigano como Entidade, é representado por Cigano Rodrigo, Rei dos Ciganos, que possui, como todas as entidades, muitos seguidores em sua falange.
A linha cigana possui, como sua característica, um desapego às linhas tradicionais de esquerda ou direita dos terreiros, seguindo uma filosofia própria. Por serem negociantes, tudo para eles é uma questão de troca. Quem quer receber, terá primeiro que dar, negociar ou prometer.
Cigano Rodrigo não incorpora para conversar com qualquer pessoa, mas somente para aquelas que pensam como ele. Ou seja, pensar grande, não ser mesquinho, ter a mente aberta e profundo desejo de crescimento espiritual e material.
Embora seja muito difícil para alguém seguir e trabalhar na linha dos Ciganos, aqueles que estão ao seu lado alcançam prosperidade e riqueza, além de muitos relacionamentos amorosos. Cigano sempre teve sete mulheres ao seu lado, e com abundância de mulheres e ouro devem andar seus seguidores.
Linha do Oriente
A Linha do Oriente é parte da herança da Umbanda brasileira. Ela é composta por inúmeras entidades, classificadas em sete falanges e maioritariamente de origem oriental. Apesar disso, muitos espíritos desta Linha podem apresentar-se como caboclos ou pretos velhos.
O Caboclo Timbirí (caboclo japonês) e Pai Jacó (Jacob do Oriente, um preto velho bastante versado na Cabala Hebraica), são os casos mais conhecidos. Hoje em dia, ganha força o culto do Caboclo Pena de Pavão, entidade que trabalha com as forças espirituais divinas de origem indiana.
Mas nem todos os espíritos são orientais no sentido comum da palavra. Esta Linha procurou abrigar as mais diversas entidades, que a princípio não se encaixavam na matriz formadora do brasileiro (índio, português e africano).
A Linha do Oriente foi muito popular de 1950 a 1960, quando as tradições budistas e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e japoneses, sobretudo, passaram a freqüentar a Umbanda e trouxeram seus ancestrais e costumes mágicos.
Antes destas datas, também era comum nesta Linha a presença dos queridos espíritos ciganos, que possuem origem oriental. Mas tamanha foi a simpatia do povo umbandista por estas entidades, que os espíritos criaram uma “Linha” independente de trabalho, com sua própria hierarquia, magia e ensinamentos. Hoje a influência do Povo Cigano cresce cada vez mais dentro da Umbanda.
Existem muitas maneiras de classificar esta Linha e este pequeno artigo, não pretende colocar uma ordem na maneira dos umbandistas estudarem esta vertente de trabalho espiritual. Deixo a palavra final para os mais velhos e sábios, desta belíssima e diversificada religião. Coloco aqui algumas instruções que colhi com adeptos e médiuns afinados com a Linha do Oriente.
REGIMENTO :
A Linha do Oriente é regida por pai Oxalá e pai Xangô e tem como patrono um espírito conhecido,em sua última encarnação,como João Batista,irradiador de muita luz,sincretizado com Xangô do Oriente e conhecido como Kaô.
João Batista era primo-irmão de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão,o que lhe valeu,em seu tempo,o apelido de ¨o mergulhador.¨Também é conhecido como ¨o solitário¨.
João Batista vem,vem
Vem,minha gente,
Vem chegando de Aruanda,
Salve o povo cor de rosa,
Salve os filhos de Umbanda.
João Batista vem,vem
Vem,minha gente,
Vem chegando de Aruanda,
Salve fé,caridade,
Salve os filhos de Umbanda.

CARACTERÍSTICAS DA LINHA DO ORIENTE:
• Lugares preferidos para oferendas:
As entidades gostam de colinas descampadas, praias desertas, jardins reservados (mas também recebem oferendas nas matas e santuários ou congás domésticos).
• Cores das velas:
Rosa, amarela, azul clara, alaranjada ou branca.
• Bebidas:
Suco de morango, suco de abacaxi, água com mel, cerveja e vinho doce branco ou tinto.
• Tabaco:
Fumo para cachimbo ou charuto.Também utilizam cigarro de cravo.
• Ervas e Flores:
Alfazema, todas as flores que sejam brancas, palmas amarelas, monsenhor branco, monsenhor amarelo.
• Essências:
Alfazema, olíbano, benjoim, mirra, sândalo e tâmara.
• Pedras:
Citrino, quartzo rutilado, topázio imperial (citrino tornado amarelo por aquecimento) e topázio.
• Dia da semana recomendado para o culto e oferendas semanais:
Quinta-feira.
• Lua recomendada (para oferenda mensal):
Segundo dia do quarto minguante ou primeiro dia da Lua Cheia.
• Guias ou colares:
Colar com cento e oito contas (108), sendo 54 brancas e 54 amarelas. Enfiar seqüencialmente uma branca e uma amarela. Fechar com firma branca. As entidades indianas também utilizam o rosário de sândalo ou tulasi de 108 contas (japa mala). Algumas criam suas próprias guias, segundo o mistério que trabalham.
CLASSIFICAÇÃO DA LINHA DO ORIENTE :
Suas Falanges, Espíritos e Chefes:
01 - Falange dos Indianos:
Espíritos de antigos sacerdotes, mestres, yogues e etc. Um de seus mais conhecidos integrantes é Ramatis. Está sob a chefia de Pai Zartu.
Espíritos de antigos sacerdotes, mestres, yogues e etc. Um de seus mais conhecidos integrantes é Ramatis. Está sob a chefia de Pai Zartu.
Ramatis
Pai Zartu
02 - Falange dos Árabes e Turcos:
03 - Falange dos Chineses, Mongóis
e outros Povos do Oriente:
Espíritos de chineses, tibetanos, japoneses, mongóis, etc. Curiosamente, uma Legião está integrada por espíritos de origem esquimó, que trabalham muito bem no desmanche de demandas e feitiços de magia negra. Sob a chefia de Pai Ory do Oriente.
04 - Falange dos Egípcios:
Espíritos de antigos sacerdotes, sacerdotisas e magos de origem Egípcia antiga. Sob a chefia de Pai Inhoaraí.
O5 - Falange dos Maias, Toltecas,
Astecas e Incas:
Espíritos de xamãs, chefes e guerreiros destes povos. Sob a chefia de Pai Itaraiaci.
06 - Falange dos Europeus:
Não são propriamente do Oriente, mas integram esta Linha que é bastante sincrética. Espíritos de sábios, magos, mestres e velhos guerreiros de origem européia: romanos, gauleses, ingleses, escandinavos, etc. Sob a chefia do Imperador Marcus I.
Não são propriamente do Oriente, mas integram esta Linha que é bastante sincrética. Espíritos de sábios, magos, mestres e velhos guerreiros de origem européia: romanos, gauleses, ingleses, escandinavos, etc. Sob a chefia do Imperador Marcus I.
07 - Falange dos Médicos e Sábios:
Os espíritos desta Falange são especializados na arte da cura, que é integrada por médicos e terapeutas de diversas origens. Sob a chefia de Pai José de Arimatéia.
Os espíritos desta Falange são especializados na arte da cura, que é integrada por médicos e terapeutas de diversas origens. Sob a chefia de Pai José de Arimatéia.
PONTO DO POVO HINDU :
Ory já vem,
Já vem do oriente
A benção, meu pai,
Proteção para a nossa gente.
A benção, meu pai,
Proteção para a nossa gente.
Já vem do oriente
A benção, meu pai,
Proteção para a nossa gente.
A benção, meu pai,
Proteção para a nossa gente.
PONTO DO POVO TURCO :
Tá fumando tanarim,
Tá tocando maracá.
Meus camaradas, ajudai-me a cantar,
Ai minha gente, flor de orirí
Ai minha gente, flor de orirí.
Em cima da pedra
Meu pai vai passear,
Tá tocando maracá.
Meus camaradas, ajudai-me a cantar,
Ai minha gente, flor de orirí
Ai minha gente, flor de orirí.
Em cima da pedra
Meu pai vai passear,
PONTO DO POVO ESQUIMÓ :
Salve o Polo Norte
Onde tudo tudo é gelado,
Salve Povo Esquimó
Que vem de Aruanda dar o recado.
Salve a Groenlândia,
Salve Povo Esquimó
Que conhece a lei de Umbanda .
Onde tudo tudo é gelado,
Salve Povo Esquimó
Que vem de Aruanda dar o recado.
Salve a Groenlândia,
Salve Povo Esquimó
Que conhece a lei de Umbanda .
PONTO DO POVO GAULÊS :
Gauleses, Oh gauleses,
Somos guerreiros gauleses.
Gauleses, Oh gauleses
São Miguel está chamando.
Gauleses, Oh gauleses,
Somos guerreiros de Umbanda,
Gauleses, Oh gauleses,
Vamos vencer demanda.
Somos guerreiros gauleses.
Gauleses, Oh gauleses
São Miguel está chamando.
Gauleses, Oh gauleses,
Somos guerreiros de Umbanda,
Gauleses, Oh gauleses,
Vamos vencer demanda.
PONTO DO POVO ASTECA :
Asteca vem, Asteca vai
Nosso povo é valente,
Tomba, tomba e não cai...
(cantar nove vezes).
Nosso povo é valente,
Tomba, tomba e não cai...
(cantar nove vezes).
PONTO DO POVO CHINÊS :
Os caminhos estão fechados
Foi meu povo quem fechou,
Saravá Buda e Confúcio
Saravá meu Pai Xangô.
Saravá Povo Chinês,
Que trabalha direitinho,
Saravá lei de Quimbanda,
Saravá, eu fecho caminho.
Foi meu povo quem fechou,
Saravá Buda e Confúcio
Saravá meu Pai Xangô.
Saravá Povo Chinês,
Que trabalha direitinho,
Saravá lei de Quimbanda,
Saravá, eu fecho caminho.
Curioso Ponto Cantado do Caboclo Timbirí .
ANTIGO PONTO DE TIMBIRÍ :
Marinheiro, marinheiro,
olha as costas do mar...
É o japonês, é o japonês !
Olha as costas do mar.
Que vem do Oriente !
Autor do Texto : Edmundo Pellizari
Fonte : O JORNAL DE UMBANDA SAGRADA
Pombagira Dama da Noite
Dependendo de sua linhagem pode trabalhar para Oxum ou Yemanjá, não é presente em médiuns masculinos, uma característica muito marcante é o cheiro no local que é tão forte quanto o de Maioral ou do exu do lodo quando em terra só que muito mais agradável com seu Perfume de Dama da Noite, champagne rosé e cigarrilhas são suas principais pedidas, têm um fetiche especial por rosas negras (daquelas difíceis de encontrar são raras a maioria vem do Japão ou sul de Madagascar). Ela tem características densas e obscuras. Manifesta-se da forma que desejar.
Seu nome está intimamente associada com uma planta chamada jasmim-da-noite cestrum nocturnum. Ela é uma entidade doce e gentil, que trabalha no Reino da lira; geralmente retratada com um vestido preto simples, em vez do vermelho flamejante de outras pombagiras. Ela é especialmente adequada para ajudar as mulheres na indústria do entretenimento: É uma entidade que não costuma revelar, gosta de champanhe, mas gosta especialmente de licores de castanha: Amaretto, Frangelico ou Pisa seria adequados. Ela também pode ajudar na criação de óleos mágicos utilizados para a atração.
Características
Bebida | Champagne, Licor de Anis, Martini, Licor de Flor de Laranjeira e de Cereja. |
---|---|
Comida | Gostam de Morangos, Cerejas, amoras e mel, Recebem Ebós de Farinha de mandioca branca com mel. |
Fuma | cigarros, cigarrilhas |
Guia | preta e roxa com espaços de 3 em 3 e com uma Fava de Pomba Gira como firma |
Indumentária | Sua vestimenta é completamente negra, gosta muito de rosas, brincos de princesa, dama da noite |
Símbolos | 1 gato, 1 tridente, 1 gadanha, 1 punhal. |
Vela | Pretas |
Difícil mesmo é falar de uma entidade.
Cada um tem sua própria história de vida, há muitas Pomba Giras Damas da Noite, como:
Dama da Noite das Almas, Dama da Noite da encruzilhada, Dama da Noite do Luar, etc...
Todas levam este nome por pertencerem a mesma falange.E conseqüentemente suas histórias são diferentes!!!
Mas vou falar em especial de minha entidade Dama da Noite do Luar:
Ela nasceu na Inglaterra, na época da inquisição.
Casou-se com um mago muito poderoso, e que muitas vezes a mantinha em cárcere privado.
Sempre tentando fugir deste casamento e deste homem tão ciumento e que utilizava de feitiços para conseguir tudo o que queria,Dama da Noite do Luar começou a aprender magias, escondido de seu então marido.
Sempre escondida pelas ruas,em noites de Luar, Dama da Noite do Luar, fazia seus feitiços para quebrar a maldição colocada sobre ela, de uma prisão sentimental imposta durante o dia.
Passando-se mais de 7 anos de seu casamento, Dama da Noite do luar conseguiu fazer um encantamento sob o Luar e se livrou de suas amarras sentimentais diárias.
Consegui fugir, e jamais ser descoberta por seu marido.
Assim, Dama da Noite do Luar, uma mulher muito linda, cheia de adornos e dona de um Anel poderoso de pedra negra, passou a lutar sempre por liberdade sentimental das pessoas.
Confundida com uma bruxa, na inquisição, foi perseguida por longos anos, sendo morta em uma fogueira.
Hoje, invocada em situações amorosas, principalmente por mulheres, para manter seus casamentos felizes, ela, uma entidade de personalidade forte, uma delicadeza inconfundida,que apesar de ser tão imponente, tem um coração muito humano, ajuda na felicidade e liberdade sentimental dos humanos.
Uma mulher misteriosa, gosta apenas das noites, e de preferência com Lua Cheia.
Por isso as entregas para ela são feitas em noites de Luas Cheias.
Laroiê Dama da Noite do Luar!!!!
Carmem vagava pelas ruas sem saber para onde ir. Perdera os pais, quando tinha cinco anos, e fora morar com seus tios. Tratada como escrava por anos, nunca soube o sentido da palavra felicidade. Analfabeta, somente conhecia os segredos da cozinha e da limpeza que era obrigada a fazer diariamente. O assédio de seu primo tornara-se insuportável conforme crescia em formas e beleza. Tanto o rapaz insistiu que acabou levando-a para a cama, onde foram flagrados pela velha tia, que em nenhum momento duvidou da palavra do filho que acusava a moça de seduzi-lo dia após dia. De nada valeram os apelos e juras de inocência. Imediatamente foi posta na rua sem um tostão e apenas com a roupa do corpo. Agora estava ali perambulando por ruas que não conhecia em uma noite escura e com lágrimas correndo pelo belo rosto. Um homem aproximou-se dela: - O que faz uma moça tão bonita perdida por aqui? E porque chora? Desalentada, começou a falar tudo que havia se passado. Não tinha nada a perder. Quem sabe aquele rapaz não a ajudaria? Fora o único que mostrara interesse no seu drama. Após ouvir tudo ele disse: - Venha comigo, tenho um lugar para você ficar! Sem outra opção a jovem o seguiu. Entraram em um casarão escuro em que somente uma pequena luz bruxuleava. Uma senhora vestida e maquiada com extravagância para àquela hora da noite, atendeu-os prontamente: - Mais uma menina, Jorginho? De maneira brusca, o rapaz agarrou a mulher pelo braço e sussurrou-lhe: - Esta é minha, vou querer somente para mim! - Calma lá garotão! Se você pagar não vejo motivo para que não seja sua. A partir desse momento Carmem transformou-se em mais uma menina da famosa Madame Eglantine. A principio deitava-se com Jorge pela gratidão, aos poucos, porém foi tomando-se de amores pelo rapaz, que em pouco tempo enjoou do que tinha com facilidade. Depois de dois meses de amor incondicional, o rapaz procurou pela Madame e falou: - Já está na hora da garota fazer a vida, não tenho mais como pagar pela sua estadia aqui. Eglantine sorriu com desdém, pois já sabia que o final seria esse, não era a primeira que passava por isso em sua casa. Ao ser informada de suas novas atribuições, a moça desesperou-se, chorou uma tarde inteira. Sem ter como fugir da situação, preparou-se para cumprir o combinado. Sentada no grande salão mal iluminado Carmem aguardava. Cada vez que uma das meninas subia acompanhada de alguém, ela suspirava de alivio por não ter sido escolhida. No entanto, quando já achava que estaria livre por aquela noite, Madame aparece com um senhor: - Querida, trate muito bem o Comendador Belizário, ele é prata da casa! Ao olhar o homem, sentiu o estômago revirar, ele podia ser seu avô! Eglantine percebeu e fixou um olhar gélido sobre ela: - Leve-o para seu quarto e faça tudo para agradá-lo. Com os pés pesados ela subiu as escadas que a levariam para o sacrifício, puxando o comendador pela mão. O velho fungava em sua nuca e ela tentava desviar do contato, ao sentir o hálito mal cheiroso, não resistiu, pediu que ele a soltasse e o empurrou com violência. Isso somente excitou mais o homem que agora literalmente babava em seu pescoço. Instintivamente agarrou a haste de bronze do abajur e desferiu com ódio na cabeça de Belizário. O sangue correu imediatamente manchando seu seio. Mas o velho não caiu, tomado de ira, apertou o pescoço da jovem até que, com os olhos vidrados, ela deu o último suspiro. Assustado pelo que fizera e com o sangue escorrendo pelo rosto, o comendador correu para as escadas onde tropeçou e rolou caindo morto no meio do salão de Madame Eglantine. Durante muitos anos o espírito de Carmem vagou por regiões escuras onde reviu e reviveu carmas e pecados de vidas anteriores. Amparada por linhas auxiliares começou seu trabalho de evolução espiritual utilizando a roupagem da Pomba-Gira Dama da Noite. Quem já se consultou com essa grande mulher sabe dos ótimos conselhos que ela sempre distribui entre sorrisos gentis e calorosos. Laroiê a Dama da Noite! Laroiê as Pomba-Giras!
Pontos Cantados da Pombagira Dama da Noite:
DAMA DA NOITE CHOROU
CHOROU, MAS NÃO SE ARREPENDEU
ELA MATOU SEU PATRÃO
COM UMA LINDA GARGALHADA
SEXTA FEIRA DA PAIXÃO!
Eu convidei a Dama da Noite,
Para dançar um Tango no Salão,
Ela sorria quando o Tango começava,
Ela chorava quando o Tango terminava!
Origem do Povo Gitano - Cigana Pogiana;
Num lindo dia de primavera, a cigana Pogiana caminhava entre as flores do campo, quando encontrou uma macieira toda florida.
Encantada com as flores, ela apanhou algumas e colocou-as nos cabelos.
Desse dia em diante, passou a usar de macieira para fazer perfumes.
Hoje ela é um espírito e toda sua magia tem que ter a flor da macieira, o fruto e a essência ou o perfume de maçã.
A cigana Pogiana também adora usar a saia estampada com desenhos de maçãs.
As pessoas que têm esta cigana em sua aura deverão ter sempre uma cesta com maçãs vermelhas e o ambiente onde vivem deve estar sempre energizado com essência de maçã.
Para fazer esta energização, pode-se colocar uma bola de algodão, umedecida com essência de maçã, dentro da cesta de maçãs da cigana.
Pogiana gosta de roupas coloridas, mas a cor vermelha tem que predominar; seus cristais preferidos são o quartzo rosa e a pirita.
Pogiana é a cigana da magia do amor, dos sentimentos; ela tem magia e encanto.
Suas oferendas são sempre colocadas debaixo de uma árvore bem frondosa, quando o Pai-Sol estiver nascendo.
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Homenagem ao Povo Cigano |
![]() ![]() | Em nossa religião, a Umbanda, a grande Umbanda Esotérica, também assimilamos parte da Magia do grande Povo Cigano. Embora sempre procuremos deixar claro que, Magia do Povo Cigano é um fator, e Entidades de Umbanda, Exu Cigano, Pombagira Cigana, é outro fator diferente. Existem semelhanças, porém, nem todo Exu ou Pombagira Cigana, foi Cigano, quando encarnados. ![]() A padroeira do Povo Cigano, é Santa Sara. Historiadores relatam que antes do ano 50 depois de Cristo, três vultos importantes, Maria Jacobina, Maria Salomé e Maria Madalena, e uma serva de côr escura, Sara, fugindo das hostilidades de Roma aos Cristãos, teriam chegado numa pequena embarcação, onde hoje existe a cidade de Saintes Maries de la Mer, na França. |
![]() Lendas diversas apontam que Sara teria falecido, após sua conversão ao Cristianismo; outras que teria sido uma sacerdotisa do Deus Mitra; outras que teria origem egípicia ou africana, o que justificaria a sua pele negra. Porém o mais importante é o que ela representa para o Povo Cigano, que comemora suas festividades em 24 de Maio, quando milhares de devotos de quase todas as partes do mundo chegam em Saintes Marie de la Mer. Babalorixá Paulo Newton de Almeida | ![]() |
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![]() ![]() | Santa Sara, pelas forças das águas Santas, pela força da Natureza, com seus mistérios, possas estar sempre ao meu lado. Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à senhora que sempre estejas ao nosso lado; pela figa, pela estrela de 5 pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. Que os inimigos nunca nos enxerguem, como numa noite escura, sem estrelas e sem luar. Santa Sara, nos abençoe; Santa Sara, nos acompanhe. Santa Sara, ilumine nossa Tenda, para que a todos que batam a minha porta, eu tenha sempre uma palavra de amor e de carinho. Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre a mesma pessoa humilde. |
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